20 de mar. de 2018

SOMOS TODOS VÍTIMAS


               Difícil falar, mas difícil também não manifestar o que penso sobre tudo isso que está acontecendo.
            A freira Dorothy Stang, religiosa norte-americana naturalizada brasileira, foi assassinada, aos 73 anos, com seis tiros numa estrada na cidade paraense de Anapu, no dia 12 de fevereiro de 2005. Na época, a irmã Dorothy lutava pela implantação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança em comunidades extrativistas da região.
             A juíza Patrícia Acioli em 12 de agosto de 2011, em Niterói, foi morta por policiais que investigava.
           Um dos líderes comunitários da Associação dos Caboclos, Indígenas e Quilombolas da Amazônia (Cainquiama), Paulo Sérgio Almeida Nascimento, de 47 anos, foi morto a tiros na madrugada do dia 12 de março de 2018.
             Há suspeitas de que o assassinato da vereadora no RJ, Marielle Franco, em 14 de março de 2018, tenha sido justamente por denunciar abusos da corporação policial.
          Algo de muito errado acontece com os seres pensantes. Quantos assassinatos de pessoas que tiveram a coragem de denunciar algo de errado. E ai, vem alguém dizer para você ficar calado. Vem alguém apontar que você é a favor da corrupção, quando é exatamente o contrário. E vem alguém dizer que faz parte do golpe e outros falarem que esses ativistas são todos comunistas e merecem morrer. Circo de horrores!
             Não há diferença entre as mortes citadas quando se analisa o resultado esperado pelos assassinos e mandantes.
          O que está em jogo é esse CALABOCA que desde que o mundo é mundo uns querem impor aos outros. E comumente é assassinado quem luta por direitos de quem não tem vez e nem voz. A diferença entre os que são assassinados e os que matam ou mandam matar é a covardia. Quem grita NÃO PÕE MASCARAS, escancara. Quem mata ou manda matar, precisa se esconder, são covardes, estão feito ratos na toca, ou  misturados no meio de quem nem desconfia o monstro que há neles.
          As características pessoais de cada uma das pessoas assassinadas, pelos motivos citados, não deve ser parâmetro para qualquer julgamento. A motivação dos assassinatos sim deve ser analisada. Querem impor o medo em cada um de nós.
         Se há policiais de caráter, existem os sem. Se há políticos sem caráter, tem os que entram para a vida política por se sentirem capacitados e são hábeis e éticos. E assim, vai! Em tudo é assim. Mas quando a contaminação dos sem caráter abala as estruturas do estado, não há pessoa que sozinha possa lutar. Imagine quantos policiais que são sérios em suas condutas sofrem dentro de corporações doentes. São ameaçados por colegas de profissão. Existe isso em qualquer profissão. Só que eles POSSUEM as armas que deveriam nos defender. É muita coisa gente!! Vamos pensar! Todos nós somos vítimas desses crimes. Não é direita ou esquerda.
     Lutar para que o país entre novamente no eixo, denunciar que os bandidos estão armados e a população está sofrendo com tantos latrocínios não pode ser de forma a excluir a revolta dos que perdem seus lideres comunitários ou políticos.
        Se eu estiver errada em meus pensamentos, então não sei mais o que é ser "humano".

Nenhum comentário: